Ferreira & Souza Informática Ltda
Search for:

1/6 – O que é NFC-e?

NFC-e é a sigla de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, ou simplesmente Cupom Fiscal Eletrônico.


2/6 – O que é DANFE NFC-e?

DANFE NFC-e é simplesmente a parte IMPRESSA da NFC-e.


3/6 – Os Sistemas da F&S Informática emitem o DANFE NFC-e ? (parte impressa do NFC-e)

Sim, os Sistemas emite a DANFE NFC-e, gera os arquivos magnéticos Sped Fiscal ICMS (que contém detalhes do NFC-e), EFD Contribuições Pis Cofins(contém detalhes das NF-e de Entrada e NF-e de Saída e o PIS e COFINS dos produtos vendidos) e Sintegra (contém as Notas de Entrada, NF-e e NFC-e.


4/6 – Vantagens da NFC-e:

+ Economia na aquisição de impressoras:

Não será mais necessário contar com uma impressora fiscal, o varejista tem a liberdade de contar com uma impressora comum para a impressão do DANFE-NFCe (menos 1/4 do preço de uma impressora fiscal).

+ Menos burocracia:

Usando a NFCe, no momento de uma expansão no número de checkouts da loja não é necessário a autorização do fisco, como é realizado com o ECF. Isso proporciona ao varejista a liberdade de investimentos sem tem que ficar preso ao processo da SEFAZ.

+ Acesso online:

Tanto os consumidores quanto para os varejistas poderão acessar as NFC-e pela internet (clique AQUI)


5/6 – Para que serve e qual o Motivo do NFC-e ?

Este documento fiscal serve, assim como o cupom fiscal, para registrar as compras do consumidor no estabelecimento.

O grande motivo para a migração da tecnologia do ECF(Cupom Fiscal) para a NFC-e(Cupom fiscal Eletrônico) é a primeiramente a Lei que obriga esta mudança para NFC-e e a maior dificuldade do contribuinte em burlar o sistema, visto que assim que o cupom fiscal é emitido o sistema já conecta com o servidor do governo e já envia os Cupons Fiscais emitidos pelo estabelecimento, no momento do envio ou no máximo (se der problema na internet) um dia depois, conhecido por “envio em contingência”.


6/6 – O que é NFCe: cuidados que o varejista deve tomar

+ A NFCe foi criada para automatizar ainda mais a emissão de notas fiscais e garantir ao fisco uma maior fiscalização sobre os tributos e impostos durante uma transação comercial. Dessa forma o varejista precisa emitir a nota dentro de todas as regulamentações impostas pela SEFAZ. Apesar de ser um documento eletrônico, o varejista deve arquivar a NFCe por 5 anos, para possíveis comprovações de pagamentos de impostos e outras necessidades durante uma fiscalização.

+ Por esse motivo, e para garantir um processo de emissão de NFC-e confiável, é preciso contar com um software emissor seguro, que tenha conhecimento sobre as demandas do mercado e sobre as exigências do Fisco. O software de gestão é fundamental para emitir uma NFC-e.